Muitos trabalhadores que ocupam alguma função de confiança acreditam que jamais podem receber horas extras, mas é sempre bom ficar atento aos detalhes do contrato, porque nem sempre a empresa está cumprindo a lei corretamente e, nesse caso, você pode ter direito a receber hora extra.
O trabalhador que exerce o cargo de gerência, coordenação ou outro cargo de chefia precisa receber salário em, pelo menos, 40% a mais que os demais trabalhadores (os seus subordinados).
Se você recebe o mesmo ou apenas um pouco a mais que os seus subordinados: ligue o alerta e comece a guardar as provas das horas extras prestadas.
Outro ponto é que o gerente, por exemplo, precisa ter poder de demitir e contratar.
Portanto, se além de receber o mesmo salário que os demais trabalhadores, você não pode demitir e nem contratar ninguém: você tem direito de receber hora extra!
O cargo de gerente ou chefia precisa ser um cargo de confiança com liberdade de horários de entrada e saída, poderes para contratar e demitir, além do salário mais alto. Acontece que muitas empresas contratam o profissional como sendo “gerente”, apenas para que o profissional se dedique mais e mais na empresa, mas não existe qualquer benefício.
Portanto, se essa situação está acontecendo com você, não deixe de procurar ajuda especializada o quanto antes.